Dia Nacional da Juventude (DNJ)

Postado por Jacqueline Aparecida , domingo, 30 de outubro de 2011 20:49

O Dia Nacional da Juventude (2010) acontece hoje (30/10) em todo Brasil com um intuito de chamar os jovens para evangelizar Portanto, o DNJ é um momento forte, um evento que deve fazer parte de um processo permanente de educação e formação da fé dos/as jovens das nossas comunidades. Este não é um evento isolado, mas tem sentido dentro de uma caminhada que foi sendo construída ao longo do ano. Desse modo, a preparação é um momento privilegiado para envolvermos os/as jovens na caminhada eclesial buscando com eles/as construirmos uma sociedade justa, humana, solidária... E mais, uma igreja que caminha a partir do compromisso com Jesus que nos convoca a sermos discípulos missionários na defesa da dignidade e da vida plena para todos.




Pe. Gisley Azevedo, assassinado em Brasília no dia 15 de junho de 2009, vítima da violência que combatia, em sua carta escrita em fevereiro, demonstra uma preocupação com o entendimento da proposta: “O Dia Nacional da Juventude (DNJ) parte de um todo maior que busca a dignidade jovem; ele celebra as lutas anuais dos/as jovens organizados; é uma mobilização maior, concentrando multidões de jovens que buscam novas relações de vida pautadas na justiça social, no poder popular, na legitimidade da diversidade, no protagonismo juvenil, na educação libertadora, na construção da paz”.
Além do alinhamento temático, é importante que as dioceses e/ou paróquias privilegiem esse momento rico e de fato o realizem, com a devida mobilização e reflexão prévia. Ainda na citada carta o padre Gisley coloca que a preparação para o evento é um momento privilegiado para aprofundar a realidade juvenil e diagnosticar as diversas maneiras com que a vida dos jovens vem sendo ameaçada.


0 Response to "Dia Nacional da Juventude (DNJ)"

Postar um comentário